Descubra como dividir os ambientes de casa

Descubra como dividir os ambientes de casa

Integrar cômodos é uma tendência que vem se destacando em design de interiores e decoração no mundo todo. Mas há quem prefira dividir os ambientes de casa explicitamente e. também, quem deseja fazer isso de forma sutil. No segundo caso, muitos recursos podem ser usados. Inclusive, eles casam muito bem com imóveis menores.

Aqui, vamos explorar algumas dicas cheias de criatividade para separar os cômodos uns dos outros. A ideia é adquirir mais privacidade ou delimitar os espaços da casa. Nosso objetivo é, com essas sugestões, que você não abra mão da organização. E, claro, tudo isso com muito charme e sofisticação!

Use o piso ao dividir os ambientes de casa

Se a área em sua casa for realmente pequena, impedindo a presença de uma parede, tenha calma. Há muitas opções para você. Utilize pisos diversos em cada cômodo ou alturas — níveis — diferentes. Ter uma escada com um, dois ou três degraus para chegar ao quarto é um recurso sofisticado.

Outra opção bacana para o chão é usar riscas dividindo os espaços, com o piso igual em todos eles. Você também pode utilizar azulejos, uma ótima alternativa para aqueles que pretendem delimitar com toda simetria e precisão. Isso poderá ser feito depois das obras na casa ou antes. No entanto, se realizado durante a construção, a aplicação será facilitada.

Invista na porta de correr para delimitar

Se você mora em apartamento, a área disponível costuma ser mais restrita. Muitos desses imóveis têm o quarto e a sala ocupando um ambiente comum. Para dividir os ambientes de casa nesses casos, provavelmente serão necessárias mais opções ao decorar o ambiente. O objetivo é gerar mais amplitude com pouco espaço.

Para suprir a falta de privacidade quando você for receber visitas no apartamento, adquira portas de correr. Elas podem ser de diferentes materiais, sendo as mais comuns as de madeira e as de vidro. Ao escolher o vidro, uma boa dica é instalar uma cortina que impede a exposição de um cômodo específico.

Crie divisões estilosas com meias-paredes

As meias-paredes são queridas na decoração de interiores e costumam ser usadas, por exemplo, em cozinhas do tipo americano. Uma meia-parede é justamente como a nomenclatura define: aquela parede “não finalizada”.

Essa opção é excelente para dividir os ambientes de casa sem fazer com que os cômodos fiquem “sufocados”. Afinal, ela possibilita que ainda se veja o ambiente, sem cobri-lo totalmente. Use sua imaginação, criando divisões que não mexam muito com as particularidades dos cômodos. Coloque também balcões discretos para criar o mesmo efeito.

Aposte nas divisórias como ótima solução

 

Os espaços mais limitados também podem ser separados utilizando-se as divisórias feitas de madeira, vidro e vários outros materiais. As alternativas são inúmeras e você pode optar pelas que melhor espelham seu gosto e personalidade. Os modelos também podem seguir o estilo de décor que já está presente naquele espaço.

É importante manter equilíbrio entre seus ambientes porque, mesmo dividindo os locais, estes devem ser contemplados de diferentes formas. E, em muitas ocasiões, você possibilitará uma rica visão em 360º do imóvel todo. Ganhe mais privacidade fazendo uso das divisórias, que podem ser biombos, venezianas ou outros tipos.

Como vimos, dividir os ambientes de casa não é algo tão difícil quanto parece, concorda? Existem diversos métodos eficazes para fazer isso sem perder o conforto, a privacidade e a elegância dos ambientes. Escolha recursos que combinam com você e com a decoração de sua casa ou do cômodo específico. E abuse da sua criatividade!

Esperamos que você tenha curtido muito as nossas dicas de arquitetura e decoração. Temos muitas outras para compartilhar, então não fique por fora e cadastre-se em nossa newsletter para se atualizar!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.